Qual Profissional da Saúde Mental Procurar?

Explicação sobre as diferentes atuações dos profissionais de saúde mental: psiquiatra, psicólogo, psicanalista e psicoterapeuta e qual suas respectivas formações.

Vivian Colacio

12/11/20242 min read

Qual Profissional da Saúde Mental Procurar?

Quando falamos de saúde mental, logo já lembramos dos profissionais “psi” mas, acaba sendo fácil confundir e nada melhor do que iniciar esse blog já facilitando as coisas.

O termo “psi” vem de uma letra grega que simboliza a palavra psique significando mente ou alma. Antigamente as doenças que não tinham uma explicação no corpo eram descritas como sofrimento que afetavam a alma, a medicina avançou muito desde então mas, ainda trazemos essa herança na definição de muitas palavras.

Psiquiatra: é um médico com a atuação regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina CFM Virtual - CFM que se especializou no tratamento de doenças mentais, quando necessário ele é o único profissional habilitado para administrar remédios que auxiliam na redução dos sintomas que afetam a vida do paciente. É muito comum que o tratamento em saúde mental seja uma combinação do trabalho do médico psiquiatra e do psicólogo ou psicanalista, ou seja um trabalho multidisciplinar mesmo que em paralelo.

Psicólogo: é um profissional graduado na universidade de Psicologia e que aprendeu a praticar as técnicas de várias abordagens no estudo da psique e do comportamento humano, durante o curso, somos orientados a escolher uma abordagem para nos aprofundarmos assim como uma área de atuação específica como empresas, hospitais, escolas e a atuação clínica dentre outras diversas áreas onde o ser humano está inserido. A atuação do psicóloga é regulamentada pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia | Conselho Federal de Psicologia.

Psicanalista: Sigmund Freud foi um médico neurologista que criou a Psicanálise em 1900, ele definiu a Psicanálise como uma teoria, um método de investigação e um ofício de prática clínica para o tratamento dos sofrimentos psíquicos. Para ser um psicanalista é um percurso contínuo seguindo o tripé de ser analisado, estudos contínuos e ser acompanhado por um supervisor psicanalista experiente. No Brasil há várias escolas livres de formação de psicanalistas com cursos de cerca de 2 anos, outras instituições como o Instituto Sedes Sapientiae e a Sociedade Brasileira de Psicanálise - SBPSP sua duração é por volta de 4 anos.

Psicoterapeuta: especializado em realizar psicoterapia com o objetivo de tratar dificuldades emocionais e psicológicos por meio de técnicas e abordagens específicas. Os psicoterapeutas podem ter diferentes formações acadêmicas incluindo psicologia, psiquiatria, assistência social ou outras áreas relacionadas à saúde mental. Atualmente o tramita o Projeto de Lei 2719/22 na Câmara dos Deputados estabelecendo que apenas profissionais com formação em psiquiatria (médico) ou em psicologia (psicólogos) poderão atuar no tratamento da saúde mental. Também encontramos os terapeutas que atuam visando o alívio das físico e emocional das pessoas com diversas técnicas.

Espero que com esse breve descritivo você possa diferenciar esses profissionais e procurar o que mais se adequa a sua necessidade. Caso você deseje iniciar um processo psicoterapêutico de base psicanalítica entre em contato comigo ou também caso tenha sugestões de mais artigos para esse blog.